• Estrada Bernardo Coutinho, 1861 - Araras - Petrópolis/RJ
  • studiodamata@studiodamata.com.br
  • (24) 2222-4634
  • (24) 99252-0942

Cuidar do jardim é...

Julho, 2020

Cuidar do jardim é... abrir janelas de oportunidade!!

Na atual circunstância em que muitos cumprem o isolamento nas casas de campo ou praia, a jardinagem tem de revelado como uma atividade prazerosa, abrindo janelas de oportunidade para novas experiências.

Cuidar regularmente do jardim é mesmo apaixonante: observar as plantas de perto e perceber tesouros delicados e emergentes ao seu redor, que esbanjam beleza, nos dá uma lição de pertencimento e nos fortalece.

Mas, como saber dosar as regas, podas e adubações? Podar com flor? Pode? São tantas descobertas por vir...

Comece devagar. Passeie pelo jardim e contemple seu cenário, observe as majestosas árvores, os arbustos com suas folhagens robustas ou delicadas, as vigorosas trepadeiras, e sinta as vibrações das cores e também os perfumes sutis ou mais marcantes que se apresentam.

Aos poucos vai criando uma relação de intimidade com o jardim e essa interação traz à tona o desejo de um envolvimento maior.

Vai perceber que o jardim, nada estático, requer diferentes cuidados ao longo do ano e que por ser vivo, vai mudando com o tempo... nos ensinando sobre a impermanência.

As ferramentas de jardim se apresentam aguardam a hora de começar a jardinagem!

Mãos à obra!!!

Comece passando a vassoura de jardim, e recolha as folhas e galhos, abundantes neste período de inverno!! Separe as folhas secas para a compostagem e os galhos para a lareira ou fogão à lenha. Com o podão, faça pequenas podas, retirando galhos disformes ou secos, dando chance a uma nova brotação. E o que é a poda senão a retirada de coisas velhas, desnecessárias, deixando que o melhor, mais bonito e saudável aflore?

E assim, cuidando do jardim também estará cuidando de você, e conhecendo melhor suas plantas aprenderá muitas coisas que não sabia antes, como a paciência que elas nos demonstram, que nada acontece por acaso e que apesar dos problemas, esta atividade tornará você uma pessoa mais tranqüila e feliz!

Como cada jardim tem suas peculiaridades, o manual a ser seguido também varia. Na verdade, não existe manual, e algumas técnicas serão aprendidas na prática mesmo. Claro que haverão erros e acertos, faz parte do aprendizado, Mas isso não deve te desestimular, muito pelo contrário!! A sua intuição conta muito na jardinagem!!

Podemos te ajudar passando um pouco da nossa experiência, através de workshops ou consultorias, o que for mais apropriado para você.

Para terminar, deixo dicas de atividades para este período de inverno, lembrando que o jardim, além de vivo, é também dinâmico, e adaptável às circunstâncias.

- Podas de um modo geral são ótimas nesta época, mas algumas plantas como as azáleas, que florescem agora, só devem ser podadas depois do término da floração.
- Use as folhas secas do jardim para fazer compostagem e verá que seu jardim ficará muito mais viçoso com a terra orgânica gerada pelo seu próprio lixo verde.
- Com a mesma terra da compostagem, em uma sementeira, semeie flores de inverno e depois transplante-as para vasos ou jardineiras e crie pontos de atração no jardim. Inverno é tempo de amor-perfeito e boca de leão, entre outras. Fique atento ao que floresce na sua região e descubra outras opções!