• Estrada Bernardo Coutinho, 1861 - Araras - Petrópolis/RJ
  • studiodamata@studiodamata.com.br
  • (24) 2222-4634
  • (24) 99254-6356
  • (24) 99252-0942

Paisagismo que estimula os 5 sentidos

Janeiro, 2023

O Paisagismo é uma expressão artística que envolve os cinco sentidos do ser humano, proporcionando experiências perceptivas que contribuem muito para o bem-estar de todos os seus usuários.

Cabe a nós, Paisagistas, criar jardins que estimulem ao máximo a visão, o olfato, a audição, o paladar e tato, cumprindo assim o nosso papel da melhor forma.

A visão é o sentido que estimulamos com o uso dos elementos vegetais e suas formas, texturas e brilhos provenientes das luzes naturais ( sol e lua) ou artificiais ( quando criamos efeitos luminosos que os valorizam). Árvores, arbustos e forrações podem surpreender, acalmar ou estimular este sentido quando inseridos no jardim com maior diversidade vencendo a monotonia. Para isso, tiramos partido das copas horizontais e verticais, das folhagens e troncos com inúmeras variações de cores e texturas, e as flores, que aparecem para iluminar e marcar estações do ano, sem contar no papel fundamental de atraírem insetos, pássaros e abelhas que polinizam e contribuem para a manutenção da vida!! Também piscinas e lagos com seus espelhos d´água trazem sensação de Paz profunda.

O olfato é estimulado pelo uso de plantas aromáticas e medicinais, pelas nuvens de perfumes que diversas flores e cascas exalam no início da manhã, no cair da tarde, e em dias de chuvas. O fogo em ambientes cuidadosamente planejados também provoca o olfato com suas brasas. E o que dizer do aroma de grama e cerca de cedrinho recém-cortados? Simplesmente inesquecíveis!!!

Aguçamos a audição quando planejamos jardins com fontes d´água ou cascatas e também quando inserimos uma grande diversidade de espécies vegetais que atraem pássaros, abelhas, besouros e cigarras, criando uma sinfonia perfeita que alegram a alma. Materiais de piso como pedriscos, que murmuram com os passos dos que caminham sobre eles, também estimulam este sentido. O jardim pode oferecer ainda outros sons: o vento nas folhas , os pingos d´água da chuva forte de verão, mas também o silêncio no inverno quando todos se recolhem ... no jardim todos os sons são expressões da natureza que devemos aproveitar ao máximo para nosso bel- prazer.

Paladar é o sentido que trazemos para a experiência através do cultivo de plantas comestíveis no jardim. Horta com legumes e temperos, no teto verde ou mesmo que sejam em vasos, além de lindos são um capricho que podemos sempre oferecer. Os espaços externos precisam ser melhores planejados de modo a incluírem alimentos juntamente com as espécies ornamentais. Os alimentos também têm suas flores e são tão ornamentais quanto as espécies meramente decorativas a que estamos habituados. Já viu a flor de rúcula selvagem, que delicadeza? Podem ser ingeridas!! As flores de capuchinha, o peixinho da horta, com seu colorido prateado, idem!!! Só para citar alguns...

O tato também deve ser estimulado no jardim dos sentidos. Plantas com texturas aveludadas, outras que grudam na mão e que encantam quem as toca ( conhece a bela Emília, aquele arbusto de flores azul hortência e também flores brancas?), plantas que com seus aromas transformam para sempre aquele passeio pela área externa... é o caso das lavandas, que devem ser sempre podadas para que as flores se multipliquem...

É sempre com esse olhar amplo e generoso que procuramos desenvolver nossos projetos, fazendo com que os percursos sejam sempre marcados por prazerosas descobertas. Nosso interesse é chamar a atenção para as diferentes formas de percepção dos sentidos e ampliá-las através da experiência de interação com o jardim. Assim, vemos a Natureza se tornar a grande protagonista ao invés de apenas coadjuvante na vida de quem nos dá a oportunidade de desenvolver o nosso ofício!!