• Estrada Bernardo Coutinho, 1861 - Araras - Petrópolis/RJ
  • studiodamata@studiodamata.com.br
  • (24) 2222-4634
  • (24) 99254-6356
  • (24) 99252-0942

Projetando em terrenos íngremes

Maio, 2022

Projetar uma construção em terreno acidentado é sempre um desafio maior que em terreno plano.

Ao longo destas três décadas projetando e construindo casas na região serrana do Rio, onde os terrenos são predominantemente íngremes, nos sentimos incentivados a abraçar esses desafios, que se tornam estímulos na busca de implantações harmônicas e integradas com a natureza circundante.

Acreditamos que todo processo evolutivo é movido a desafios, e hoje quando percorremos nossa trajetória temos a certeza que lidar com as diversidades e instabilidades de cada situação tem nos levado a alcançar soluções criativas com uma lógica mais orgânica.

Como isso se traduz na prática?

Primeiro, (re)conhecendo o potencial de cada terreno, tirando proveito do melhor que ele tem a nos oferecer. Ao explorar suas melhores características partimos para a arte de projetar buscando os menores impactos visuais e ambientais . Neste processo, aliar arquitetura e paisagismo tem sido fundamental para alcançarmos os melhores resultados.

Eis alguns métodos que adotamos no desenvolvimento dos nossos projetos:

1) Construção setorizada ao invés de concentrada:
A topografia nos mostra os melhores locais para a implantação e se o programa for extenso, ao invés de uma casa enorme em um terreno que não é topograficamente favorável, gostamos de criar uma residência menor com anexos complementares
(hóspedes, espaço gourmet, adega, por exemplo).

2) Decks:
Ótimo recurso para criar espaços no vazio, os decks ampliam ambientes com a vantagem de dispensar terraplanagem e construção de muros , resultando em economia e ao mesmo tempo maior rapidez na implantação.
O paisagismo minimiza os efeitos no terreno, propondo massas de vegetação que se somam às construções.

No Projeto Arquitetônico que mostramos aqui, esse raciocínio se mostra caracterizado pela implantação da casa principal com decks que acessam a piscina, e anexos: espaço gourmet c/ sauna; spa aquecido no jardim; adega sob terraço; casa de hóspedes; garagem para carros sob terraço com estufa; casa de caseiro com horta como telhado verde; além de quadra para esportes.

O Paisagismo foi concebido de maneira integrada com os elementos construtivos, destacando as propriedades das árvores, arbustos e forrações que criam efeitos visuais, valorizando pontos focais e perspectivas e estabelecendo relações positivas entre o lugar e seus usuários.