• Estrada Bernardo Coutinho, 1861 - Araras - Petrópolis/RJ
  • studiodamata@studiodamata.com.br
  • (24) 2222-4634
  • (24) 99254-6356
  • (24) 99252-0942

Deixe o Verde entrar!

Revista Construir - pagina(s) 48 - 51


Abril/2009


Paisagismo



Um jardim interno é uma boa opção para colorir os ambientes e trazer um pouco de natureza para dentr


Atenção, especialistas alertam: viver em contato com a natureza faz bem à saúde! "As plantas trazem vitalidade para o dia-a-dia, relaxam a mente e proporcionam bem-estar a todos", diz Débora Giannotti, paisagista de Cotia, SP.
E não é só ela que pensa dessa forma. Quem não gosta de estar perto do verde ou contemplar o colorido das flores? "A natureza transforma a vida em canção", dizia o compositor brasileiro Vinicius de Moraes. Então, que tal se inspirar nas palavras do artista, abrir a porta da casa e convida-la a entrar? Os jardins internos - ou de inverno, como também são conhecidos - são boas opções para "pintar" de verde os ambientes da casa. "Pode ser um bonito pano de fundo para a sala, dar charme à cozinha e trazer luz natural para os corredores", conta a arquiteta paisagista Celeste Mores, de Campinas, SP.
No entanto, antes de projetá-lo, Rita Ribeiro, paisagista do Studio da Mata, de Itaipava, RJ, alerta para a importância de cuidados especiais. "O local deve ter boa iluminação e controle de circulação de ar, além de uma drenagem suficiente". Se o ambiente não for iluminado, ela sugere a criação de uma clarabóia. "É possível desenvolvê-la com estrutura metálica ou de madeira e complementá-la com vidro ou policarbonato", conta Rita. A ventilação é outro ponto importante. "Os jardins internos são os pulmões dos ambientes. É fundamental que o ar entre por um lado e saia por outro", alerta Rita. Débora diz que grandes janelas, aberturas ou vãos podem resolver o problema. Outra questão fundamental, segundo ela, é garantir uma boa drenagem. Se não há sol no ambiente, é preciso criar um sistema para escoar a água. Uma dica é cavar uma vala até 1 m de profundidade, instalar no local um sistema de drenagem e cobri-lo com pedriscos ou uma camada de terra do jardim.
Para compor os projetos, os paisagistas Maier Gilbert e Alexandre Braga, de São Paulo, SP, fazem uma lista: "pedrisco de diversas cores, seixos de diferentes tamanhos, pedras esculturais, fontes, cascatas e belas plantas". Além dos elementos especiais, eles dizem que há passos importantes que devem ser seguidos para deixar o jardim sempre bonito. "É preciso conhecer o local, desenvolver o projeto, preparar o solo, comprar as plantas, partir para o plantio e, depois que estiver tudo pronto, realizar manutenção mensal". Débora conta que a escolha de um cantinho para o jardim deve ser criteriosa. "É o ambiente que vai determinar uma boa adaptação para as plantas. Verifique se o local tem luz, umidade, claridade e ventilação. Além disso, deve ser de fácil manutenção e não atrapalhar as outras funções da casa". A partir daí, de acordo com ela, é possível escolher as plantas. Se o objetivo é ressaltar a beleza das espécies, uma boa pedia é selecionar algumas "companhias" especiais para elas.
"Mesas, bancos, vasos, fontes e cascatas são sempre bem vindos", diz Rita. Não há regras para a definição do espaço do jardim, de acordo com Celeste. "Muitas pessoas pensam que as plantas devem ficar espremidas em um canto. Nos meus projetos, a casa 'entra' na natureza, pois o jardim emoldura os ambientes. Eles completam a arquitetura com harmonia", conta. Débora alerta para a preocupação em cumprir o objetivo principal dos jardins internos. "O importante é trazer a área externa para dentro de casa!".

Cuide das plantas

A manutenção dos jardins deve ser periódica. "O processo é básico, com rega a cada dois ou três dias", conta Rita. Para saber se a planta precisa de água, a paisagista dá a dica: "coloque a mão na terra e sinta a umidade. Você só deve molhar as espécies se o solo estiver seco". Outra sugestão é a instalação de uma torneira com encaixe de mangueira no próprio jardim ou em uma área próxima. A cada três meses, é preciso colocar adubo orgânico para garantir plantas sempre bonitas e saudáveis.

Projetos Relacionados